EXPÊRIENCIA DE INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIENCIAS

Inclusion experiment with a deaf child in primary education via the use of teaching games in science teaching

  • Ana Paula Melo Fonseca
  • Francisca Keila de Freitas Amoedo
  • Augusto Fachín Terán
Palavras-chave: Ensino de ciências, Educação Infantil, Jogos, Inclusão, Criança surda

Resumo

Este estudo traz contribuições sobre o processo de ensino aprendizagem em um Centro Educacional Infantil, utilizando jogos didáticos adaptados em Libras e Língua Portuguesa, no intuito de atender as crianças surdas e ouvintes em um mesmo contexto educacional, usandouma perspectiva freiriana. O nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de inclusão de uma criança surda na Educação Infantil, tendo o jogo didático como instrumento facilitador doprocessode ensino aprendizagem. Osjogos foramelaborados em Libras e Língua Portuguesa, envolvendo a temática sobre a fauna Amazônica, contemplando a cotidianidade dos educandos.A pesquisa é do tipo qualitativo com abordagem fenomenológica. As técnicas usadas foram a observação participante e aplicação de oficina pedagógica.O estudo foi realizado em um Centro de Educação Infantil no Município de Parintins-AM. Os sujeitos foram 21 crianças, sendo 20 ouvintes e uma estudante surda. Os jogos foram instrumentos de intervenção pedagógica, cujas proporções vão além da sala de aula, possibilitando a interação de maneira dialógica sem distinções, pois ao usar os jogos as crianças atribuem significado e valores de forma natural e inclusiva.

Publicado
2020-08-06