INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DO CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE PETROLINA –PE

Investigations about the knowledge and approach about feeding and nutrition by elementary school science teachers II in the city of Petrolina –PE

  • Diego Felipe dos Santos Silva
  • Rosane Nunes Garcia
Palavras-chave: ensino de ciências, alimentação e nutrição, formação de professores

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos a respeito de como é a abordagem sobre alimentação e nutrição realizada por professores de Ciências do ensino fundamental II da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa proposta foi de caráter qualitativo e exploratória; verificou-se a presença da temática alimentação e nutrição na proposta curricular do município e aplicou-se um questionário, com o propósito de investigar o perfil dos professores e de suas práticas em sala de aula quanto à temática alimentação e nutrição. A maior parte dos professores referem conduzir o ensino sobre a temática de forma tradicional e superficial, utilizando-se do livro didático e cumprindo a sequência do conteúdo como qualquer outra disciplina. Esta pesquisa possibilitou evidenciar que, apesar de reconhecerem a importância de ensinar temáticas relacionadas à alimentação e nutrição, poucos são os que atuam de forma a construir e desenvolver atividades que acrescentem e aperfeiçoem o desenvolvimento dos alunos.

Publicado
2020-08-07