A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIENTISTAS

The Influence of Inquiry Science Teaching on The View of Elementary Students on Scientists

  • Jullyanna Cabral de Moura
  • Hélida Ferreira da Cunha
Palavras-chave: Educação científica, Aulas investigativas, Desenhos

Resumo

O presente estudo utilizou o ensino de ciências por investigação para verificar se essa estratégia influencia na visão dos estudantes sobre os cientistas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em Anápolis (GO). Os estudantes atuaram como cientistas e percorreram as etapas de uma investigação científica para solucionarem um problema. A coleta de dados foi realizada através de desenhos dos estudantes sobre sua visão dos cientistas, antes e depois de participarem das atividades. Os resultados do pré-teste demonstraram que a maioria apresentava concepções estereotipadas sobre os cientistas. O pós-teste sugere que as visões equivocadas diminuíram após participarem das aulas.O ensino por investigação permitiu aos estudantes perceberem que o trabalho científico é realizado por seres humanos, que também cometem erros, isso pode colaborar para diminuir o desinteresse pelas ciências. Assim, torna-se mais fácil aproximar a ciência trabalhada na sala de aula da ciência praticada pelos cientistas.

Publicado
2020-08-07