EDUCAÇÃO DIALÓGICA E AS IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CTS NO ENSINO DA ÓPTICA: UMA PROPOSTA ELABORADA E DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA

Dialogical education and the implications of the ScTS relation in the teaching of the optics: a proposal elaborated and developed in the curricular stage supervisioned in physical education

  • Dayane Rejane Andrade Maia
  • Graziele Aparecida Moreira Correa
Palavras-chave: Concepção dialógico-problematizadora, CTS, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de um dos projetos de pesquisa realizado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física I de uma instituição pública do Estado do Paraná. Tal projeto de pesquisa se propôs a elaborar e desenvolver o ensino da temática Óptica numa concepção problematizadora de Ensino de Física, a partir dos pressupostos da educação dialógica de Paulo Freire e da relação das implicações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta de estágio está inserida num processo de formação do professor e pesquisador da própria prática educacional. Os resultados apontam que a articulação entre problematização e o enfoque CTS viabiliza a construção de conhecimento científico educacional de forma significativa e permite abrir, estabelecer emanter o diálogo entre professor, aluno e o conhecimento, viabilizando a integração com outras áreas de conhecimento e superando a fragmentação curricular.

Publicado
2020-08-07