APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA: UM ESTUDO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS

Meaningful learning of the concepts of thermochemistrya study using conceptual maps

  • Kelly Karini Kunzler
  • Silvia Zamberlan Costa Beber
  • Kathia Regina Kunzler
Palavras-chave: Termoquímica, Mapas Conceituais Progressivos, Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumo

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), abordando os conceitos de Termoquímica com a temática Alimentos foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio técnico integrado de uma instituição pública do Paraná/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensão dos conceitos estudados eidentificar indícios de aprendizagem significativa. O principal instrumento de coleta de dados foram mapas conceituais (MC) elaborados em três momentos distintos, denominados Mapas Conceituais Progressivos. Para a análise dos mapas conceituais foram estabelecidas as seguintes categorias: 1) Termodinâmica; 2) Calor de Reação; 3) Entalpia; 4) Reação Endotérmica e Exotérmica; 5) Entalpia Padrão de Formação; 6) Energia de Ligação; 7) Entropia; 8) Energia Livre de Gibbs; 9) Termoquímica e Alimentos. Os critérios para indicar os níveis de compreensão dos estudantes sobre os conceitos são: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Não Compreende (NC); Não Inclui Conceito (NIC). Os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento da UEPS possibilitou aos estudantes a compreensão gradual dos conceitos, isto porque para a maioria das categorias a análise evidenciou inicialmente a NIC, para a CP e ao final CT dos conceitos. A relação dos conceitos de Termodinâmica e Termoquímica presentes nos MC final sugerem indícios de aprendizagem significativa uma vez que ocorreu a relação dos conceitos com a temática envolvendo alimentos.

Publicado
2020-08-07