A ESTRUTURA CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA DE UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

The conceptual and epistemological structure of a scientific controversy: implications for the teaching of sciences

  • Anabel Cardoso Raicik
  • Luiz O. Q. Peduzzi
  • José André Peres Angotti
Palavras-chave: Controvérsia científica, Tipos de controvérsias, Natureza da Ciência

Resumo

A questão do que vem a ser uma controvérsia científica, e suas possíveis classificações, é bastante peculiar. Este artigo visa contextualizar definições de controvérsias científicas, algumas de suas principais origens, e possíveis classificações, como as de Baltas (2000) e Goodwin (2013). Nessa perspectiva, propõe e exemplifica três tipos de controvérsias científicas: as analíticas, as resistivas e as argumentativas. Por fim, discute de que forma essas reflexões podem ser frutíferas para explorar aspectos relativos à Natureza da Ciência em sala de aula.

Publicado
2020-08-07