LEITURAS E REPERTÓRIOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SER CIENTISTA... DIARIAMENTE

Readings and artistic-cultural repertoires in the science teacher training: being scientist... every day

  • Guilherme Trópia
Palavras-chave: leitura, repertório artístico-cultural, formação de professores

Resumo

Este relato de experiência apresenta atividades que foram disparadas a partir de um certo estranhamento de professor de ciências em formação inicial ao serem confrontados com a representação do cotidiano de cientistas em repertórios artístico-culturais, como a literatura. As atividades vivenciadas se apropriaram de exercícios de leitura e escrita de produções artístico-culturais como lugar de produção de sentidos na busca de novos caminhos ao ensino e aprendizagem em ciências. Destaco a leitura da canção Diariamente apresentada pela cantora Marisa Monte para pensar modos como enredamos práticas e saberes na construção dos cotidianos dos cientistas. Deste modo, a experiência relatada desenvolveu na potencialidade das leituras e escritas atravessadas por repertório artístico-culturais com o imaginário dos cotidianos dos cientistasem diferentes modos de inventar a vida e experimentar o mundo.

Publicado
2020-08-07