UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
A proposal for the use of the Gyroscope for study Conservation of the Angular Moment
Resumo
Apresentamos neste trabalho uma proposta metodológica de ensino de Física, para o estudo da conservação do momento angular, apoiada no uso do giroscópio. Utilizamos como referencial teórico as teorias construtivistas de David Ausubel e de Marco Antônio Moreira destacando alguns princípios da chamada Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Significativa Crítica que serviram como balizadores para a proposta. Com estes princípios, sugerimos uma sequência didática para abordar,no ensino médio, de forma qualitativa e quantitativa, alguns tópicos sobre rotações de corpos rígidos. Procuramos utilizar um modelo que descreva simplificadamente alguns fenômenos observadosno cotidiano dos educandos, bem como, o comportamento do giroscópio. Junto a proposta, apontamos uma sugestão para a construção do equipamento e abordamos uma revisão conceitual adaptada para o ensino médio.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.