UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR

A proposal for the use of the Gyroscope for study Conservation of the Angular Moment

  • Jucelino Cortez
  • Cassiano Zolet Busatto
Palavras-chave: Ensino de Física, Aprendizagem Significativa;, Rotações de corpos rígidos

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma proposta metodológica de ensino de Física, para o estudo da conservação do momento angular, apoiada no uso do giroscópio. Utilizamos como referencial teórico as teorias construtivistas de David Ausubel e de Marco Antônio Moreira destacando alguns princípios da chamada Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Significativa Crítica que serviram como balizadores para a proposta. Com estes princípios, sugerimos uma sequência didática para abordar,no ensino médio, de forma qualitativa e quantitativa, alguns tópicos sobre rotações de corpos rígidos. Procuramos utilizar um modelo que descreva simplificadamente alguns fenômenos observadosno cotidiano dos educandos, bem como, o comportamento do giroscópio. Junto a proposta, apontamos uma sugestão para a construção do equipamento e abordamos uma revisão conceitual adaptada para o ensino médio.

Publicado
2020-08-11