O ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA, EM CURSOS PRESENCIAIS, COM O AUXILIO DO MOODLE, NUMA PERSPECTIVA DE INCENTIVO A APRENDIZAGEM INDEPENDENTE

Teaching of Physical classic topics in classroom courses, with the aid of Moodle, an incentive perspective independent learning

  • Anderson Ellwanger
  • Ana Bulegon
  • Marcos Alexandre Alves
  • Solange Fagan
Palavras-chave: Aprendizagem autônoma, Ensino/aprendizagem amparado em tecnologias digitais, Ensino de ciências

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise dos resultados obtidos durante e após o desenvolvimento de conceitos de Física Clássica em duas turmas de graduação, da modalidade presencial, do Centro Universitário Franciscano, no ano de 2016, com o auxílio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Essa estratégia de ensino visou fortalecer o uso de ferramentas tecnológicas nas rotinas de estudo dos universitários. A organização dos conteúdos e atividades, iniciaram com questionamento a respeito dos conhecimentos prévios dos estudantes. Esse levantamento foi considerado para a organização das demais etapas da sequência didática. As avaliações ocorreram de forma continuada, nas quais todas as tarefas, como participação em fóruns, questões de múltipla escolha e organização/apresentações constituíram a nota final. O referencial de ensino amparou-se nas acepções da Aprendizagem Significativa com ênfase na autonomia do estudante no seu processo de formação. A análise dos resultados foi estruturada a partir da análise da participação dos estudantes em espaços de diálogo online, via AVA e na entrevista semiestruturada, e esteve amparada na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados permitiram inferir conclusões positivas acerca do uso de ambientes virtuais em comparação a não utilização desses. No que se refere ao aproveitamento dos estudantes frente ao conhecimento percebeu-se inicialmente um empenho mais intenso na “estrutura aula” e em segundo uma motivação expressiva na compreensão de uma ciência não acabada e em contínua modificação. Esses resultados indicam novas possibilidades de ensino mediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Publicado
2020-08-11