AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA GERAL -CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE EXPERIMENTAL AUTOMATIZADA PARA A DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK

Automation of didactic laboratories of general physics -Construction of an automated experimental modelfor the determination of Planck’s constant

  • Ivanor Nunes de Oliveira
  • Karina Pereira Moreira
  • Wilton Lacerda Silva
  • Valteni Douglas Chaves
  • Marcos Gomes Prado
  • Maísa Soares Santos Lopes
Palavras-chave: Ensino de Física, Laboratório Remoto, Educação à Distância

Resumo

Em cursos de ciências físico-matemáticas e naturais e nos cursos de engenharias o uso dos laboratórios é fundamental para que os alunos obtenham conhecimento e habilidades essenciais para sua formação profissional. Entretanto, laboratórios de pesquisa e ensino tradicionais têm um custo financeiro alto no que diz respeito à sua montagem e manutenção.Uma alternativa é o uso de laboratório remoto. Nesse sentido, um dos problemas centrais para o funcionamento dos cursos de graduação em Física, modalidade à distância, tem sido a criação dos laboratórios de Física automatizados com experimentos que podem ser manipulados à distância via Internet. A experiência de ensino na UESB, Universidade multicampi, mostra que a automatização desses laboratórios, em desenvolvimento nesta IES desde 2005, pode ser utilizada não somente nos cursos de graduação em Física, modalidade à distância, mas também nos cursos presenciais dos campi da instituição, com custo-benefício menor que a duplicação desses laboratórios.No presente artigo, apresenta-se a construção de uma maquete experimental automatizada para a determinação da constante de Planck.

Publicado
2020-08-11