O DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS COMO TEMA DE ENSINO EM GRUPOS COOPERATIVOS

THE DISCHARGE OF BATTERIES AS A THEME OF TEACHING IN COOPERATIVE GROUPS

  • Roberta Bezerra de Lima
  • Carlos Magno Lima Fernandes Silva
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Grupos, Aprendizagem Cooperativa, Resíduos Eletrônicos

Resumo

Diante da necessidade de novas abordagens metodológicas para o ensino de ciências, com vistas à formação integral do aluno, investiga-se o potencial de atividades em grupos cooperativos para sensibilizar os alunos sobre as consequências do descarte inadequado das pilhas e baterias. Para tanto, na disciplina de química, utilizou-se a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) no formato Jigsaw em atividades de solução de um problema que envolve o descarte indevido de material eletroeletrônico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da segunda série do ensino médio integrado ao profissionalizante de uma escola particular sem fins lucrativos, localizada em Natal/RN. Ao fim, pode-se considerar que o uso da temática, concomitantemente com a utilização da AC, contribuiu para os alunos desenvolverem algumas competências sociais de cooperação e ética no âmbito do estudo das ciências. Além disso, contribuiu para sensibilizá-los diante da preocupante problemática ambiental do descarte de material eletroeletrônico, uma vez que, percebe-se em seus discursos escritos, não só o reconhecimento das consequências do descarte inadequado desses materiais, como também a importância de se buscar soluções para o problema.

Publicado
2020-08-11