JOGO ROLETRANDO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Roletrando Play as Alternative Methodology in Chemistry Teaching

  • Alessandra Meireles do Amaral
  • Ana Nery Furlan Mendes
  • Paulo Sérgio da Silva Porto
Palavras-chave: Jogo Didático, Ensino de Química, Roletrando

Resumo

O ensino de Química não pode ser reduzido simplesmente à transmissão de símbolos, fórmulas, conceitos, mas deve estar em referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade e de forma mais prazerosa e significativa. O presente artigo descreve uma pesquisa realizada no ambiente escolar com a utilização de um jogo como metodologia no ensino de Química Orgânica. A pesquisa teve por objetivo desenvolver a estrutura e construir o jogo didático “Roletrando” para aplicação de conceitos de química orgânica e analisar o desempenho dos alunos antes e após a aplicação do mesmo. Esse jogo é constituído por uma roleta com 18 divisões de 50 cm de diâmetro, cartões perguntas correspondendo às divisões da roleta com questões relacionadas ao tema proposto e cartão resposta. Os participantes desta pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Sooretama-ES. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários. Os resultados apontaram que a utilização dessa metodologia contribuiu para a melhoria no processo de ensino aprendizagem e promoveu a proatividade e a autoconfiança dos discentes em relação à disciplina.

Publicado
2020-08-11