NANOTECNOLOGIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Nanotechnology at school: possibilities and challenges
Resumo
O conhecimento em nanotecnologia pode ser abordado por diferentes recursos didáticos, como é o caso da tecnologia da informação, minimizando a barreira da transposição desse conhecimento para o ensino básico. Acredita-se, nesse trabalho, que as ferramentas tecnológicas, se bem usadas, podem ser facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem e responsáveis pela socialização das pessoas e, por conseguinte, motivadoras da sabedoria e de conhecimento científico. Este trabalho consistiu na avaliação de uma atividade para o ensino de nanotecnologia a partir do uso de uma ferramenta tecnológica (site) para alunos dos 6°s e 7°s anos do ensino fundamental 2. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário de investigação pré e pós-aula. Após analisar os dados obtidos, observou-se que o ensino diferenciado, divertido e criativo suscitou um maior interesse dos alunos, permitindo uma melhor compreensão do tema (nanotecnologia) como contribuição também da área da Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.