ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DO CAPÍTULO “SOLUÇÕES” DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PNLEM 2018
Epistemological analysis of the proposals of experimental activities of the chapter "Solutions" of the teaching books of Chemistry PNLEM 2018
Resumo
As lacunas encontradas na formação de professores de Química em relação à epistemologia, pode ser um fator que compromete a escolha de um bom livro didático, o qual é utilizado muitas vezes como a principal ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Para auxiliar os professores nessa escolha, o presente estudo tem o objetivo de propor uma classificação das atividades experimentais presentes no capítulo soluções dos livros didáticos de Química PNLEM 2018, de acordo com as posições epistemológicas empirista-indutivista, dedutivista-racionalista e construtivista. Por meio da análise de conteúdo, foram criadas categorias para classificar as marcas textuais presentes nas atividades experimentais do capítulo soluções dos seis livros didáticos propostos pelo PNLEM 2018. Como resultado, foi identificado que 65,43% das marcas textuais analisadas foram classificadas como empirista-indutivista, 14,20% como dedutivista-racionalista e 20,37% construtivistas. Com base nessas informações, notamos que a orientação epistemológica predominante deve ser superada a partir de reflexões durante a escolha do livro didático para não comprometer a aprendizagem dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.