O ESTUDO DE LOGARITMO POR MEIO DE UMA SEQÜÊNCIA DE ENSINO: A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO APOIO METODOLÓGICO

The study of logarithm through a teaching sequence: the didactic engineering as a methodological tool

  • Ronize Lampert Ferreira
  • Eleni Bisognin
Palavras-chave: seqüência de ensino, ensino e aprendizagem de matemática

Resumo

Sabe-se que a matemática é importante para se entender vários aspectos da vida real, por isso, explorá-la com aplicações em problemas práticos, envolvendo outras áreas do conhecimento, foi um dos objetivos desse trabalho. O interesse pela realização desta pesquisa está ligado a uma necessidade de reestruturação nos métodos de ensino de logaritmos, isto é, pela forma de apresentação deste conhecimento em um contexto que proporcione ao aluno um real sentido ao conteúdo que está sendo estudado. Neste artigo são relatados resultados de uma pesquisa que teve como propósito verificar a eficácia da utilização de uma seqüência didática, para o estudo de logaritmos, partindo de problemas relacionados com o cotidiano dos alunos e com o propósito de auxiliá-los a construir seus próprios conhecimentos. Esta seqüência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio e elaborada segundo as etapas da Engenharia Didática. As situações-problema elaboradas privilegiaram situações diversas, envolvendo várias áreas do conhecimento. Também foi utilizada a História da Matemática para mostrar a origem e evolução do conceito de logaritmo, e a utilização desse conceito na construção e aplicações de escalas logarítmicas na interpretação de fenômenos da natureza. As atividades da seqüência didática facilitaram não só a compreensão do conceito de logaritmo como a construção de gráficos, permitindo o desenvolvimento de competências para a interpretação e aplicabilidade da função logarítmica.

Publicado
2020-08-15