EMPREGO DO EXTRATO DE BRASSICA OLERACEA L. COMO INDICADOR ALTERNATIVO DE pH EM TITULAÇÕES ÁCIDO-BASE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTEGRADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Employment of Brassica oleracea L. extract as an alternative indicator of pH in acid-base titration: an integrative experimental activity for the teaching of Chemistry
Resumo
Este artigo apresenta uma sequência de atividades experimentais sobre o tema volumetria de neutralização desenvolvidas a partir da abordagem experimental integradora com estudantes do Curso de Licenciatura em Química. Nessa metodologia, o estudante atua como protagonista ao pesquisar sobre o tema, propor e executar as atividades experimentais e, por fim, analisar e discutir os dados, enquanto o professor atua como mediador do processo. O objetivo desse artigo é apresentar as etapas desenvolvidas pelos acadêmicos em formação inicial pautadas nos pressupostos da experimentação integradora sobre o emprego de extrato de repolho roxo (Brassica oleracea L.) em atividades experimentais. A partir das propostas dos alunos, procedeu-se com a investigação do potencial ácidobase do extrato alcoólico de repolho roxo em diferentes meios de pH por meio de testes preliminares e do esboço de uma curva de titulação. Os resultados confirmam a possibilidade do uso do indicador de repolho roxo como uma alternativa para substituição de indicadores clássicos em testes para reconhecimento de substâncias ácidas e básicas. Em técnicas de titulação entre ácidos e bases, o indicador de repolho roxo não teve bom desempenho, sendo indicado apenas em situações nas quais a precisão dos dados não é de extrema importância frente ao conhecimento de conceitos e técnicas envolvidos. Apenas dos problemas encontrados, consideramos que os objetivos de estudo foram alcançados, uma vez que os acadêmicos conseguiram pesquisar sobre o tema proposto, elaborar e executar práticas experimentais e analisar, discutir e apresentar os dados da investigação integradora, o que foi evidenciado pela aprovação dos alunos nos trabalhos de conclusão de curso. Este artigo indica, ainda, a necessidade de aprimorar as técnicas de avaliação das implicações da experimentação integradora no processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.