LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE HABILIDADES PRÉVIAS: SUBSÍDIOS PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO
Preliminary survey of previous abilities: subsidies for the use of concept maps as didactic resource
Resumo
Neste trabalho apresentamos um levantamento preliminar das habilidades (conceitual, procedimental, atitudinal) de três turmas da 8ª série do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de evidenciar subsunçores pré-existentes na estrutura cognitiva dos alunos. Utilizamos para coleta de dados, a avaliação diagnóstica das habilidades, por intermédio de três provas, cinco atividades complementares e observações das relações estabelecidas em sala. Para medir a fiabilidade dos constructos, foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach. As turmas foram comparadas em termos de suficiência, apresentando diferentes níveis de suficiência nos diferentes constructos. Verificou-se que o uso de escalas de avaliação não homogêneas induz uma falha na validação do instrumento de avaliação por meio do coeficiente alfa de Cronbach, devendo ser utilizada escala homogênea. Os resultados serão utilizados como subsídios para uma investigação que objetiva verificar se existem alterações significativas ao se utilizar Mapas Conceituais como recurso didático.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.