A UTILIZAÇÃO DO PORTAL E-ALUNO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O PROCESSO DE TROCA DE SIGNIFICADOS ENTRE OS PARTICIPANTES

The use of E-aluno portal as a strategy for teaching and learning the Gauss Law

  • Pedro Alexandre Lopes de Souza
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
  • Claudio Roberto Machado Benite
  • Anna Maria Canavarro Benite
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Lei de Gauss, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

As TICs, a cada dia, são mais incorporadas como instrumentos ao processo pedagógico. Pensando dessa maneira, a introdução da internet na escola deve ser feita de forma que docentes e discentes possam gerenciar, selecionar e organizar a informação e transformá-la em conhecimento. Tendo em vista essas considerações, uma estratégiade ensino sobre a Lei de Gauss foi elaborada a partir do portal E-aluno. Essa estratégia é apresentada e analisada a partir do fluxo de conversação. A estratégia serviu como um exemplo de discussão sobre conceitos físicos sem que houvessem cálculos, bem como o entendimento dos estudantes sobre alguns conceitos centrais do assunto. Uma discussão assíncrona e permeada de discursos é apresentada no trabalho.

Publicado
2020-08-19