UMA ESTRATÉGIA DE JOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DA HISTÓRIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E DA TABELA PERIÓDICA DE MENDELEEV PARA DISCUTIR CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS
A game strategy in basic education: the use of the history of the chemical elements and Mendeleev’s periodic table to discuss contemporary concepts
Resumo
O objetivo deste texto é descrever uma experiência e uma estratégia didática voltada para a sala de aula da educação básica que utiliza a dinâmica de um jogo com cartões para reconstruir didaticamente a Tabela Periódica (TP) de Mendeleev. O jogo tem potencial para abordar conceitos contemporâneos de Física, Química e Astrofísica, em uma interface multidisciplinar do conhecimento; discutir criticamente elementos de História e Filosofia da Ciência através da problematização da história da TP de Mendeleev; tornar o ensino mais atrativo e significativo colocando os estudantes em ação através de elementos de jogo, com cartões.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.