A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE DENSIDADE

Significant learning in teaching of density

  • Katiele Stefani Zotti
  • Eniz Conceição Oliveira
  • José Claudio Del Pino
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Mapas conceituais, Densidade

Resumo

O presente artigo é relato de uma experiência, na qual utilizou-se um roteiro de ensino sobre densidade, elaborado a partir dos subsunçores apresentados pelos estudantes. A prática pedagógica, organizada em três encontros presenciais e desenvolvida com 17 alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola privadado município de Encantado/RS, foi elaborada tendo como suporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. A pesquisa configurou-se com abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos do estudo de caso. Os resultados indicaram que os mapas conceituais são bons instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, sendo que oportunizaram coletar informações sobre os subsunçores presentes na estrutura cognitiva, bem como observar os avanços conceituais demonstrados pelos estudantes.

Publicado
2020-08-19