A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS

The exploration of mathematical activities by geometric patterns

  • Ayrton Góes de Magalhães
  • Wolmir José Böckel
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Palavras-chave: Generalização, Álgebra, Ensino Fundamental

Resumo

As atividades descritas neste artigo foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Santana, Estado do Amapá. O objetivo consistiu em explorar atividades com padrões geométricos. Entende-se que, por meio deles, é possível iniciar a representação algébrica, introduzindo, assim, o pensamento algébrico, de forma natural. O embasamento teórico está alicerçado em Lins e Gimenez (2006) e Vale e Pimentel (2009). As atividades foram desenvolvidas com oito alunos, selecionados de uma turma com 34 alunos do 7º ano, que participaram em turno oposto a aula das atividades, de forma voluntária. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos conseguiu identificar e desenhar os elementos que completaram uma sequência, porém apresentaram dificuldades na identificação e na escrita degeneralizações. Ainda assim, os alunos demonstraram interesse pelas práticas e têm consciência da necessidade de compreender a Matemática, em particular, atividades diferenciadas para iniciar as representações algébricas.

Publicado
2020-08-20