A botânica na educação básica: o olhar dos estudantes sobre a flora nativa e as tecnologias da informação e comunicação

BOTANY IN SECONDARY EDUCATION: STUDENTS' VIEWS ON NATIVE FLORA AND TECHNOLOGY

  • Bruna Paula da Cruz
  • Michelle Maria Freitas Neto
  • Fernando José Luna
Palavras-chave: aprendizagem de botânica, flora brasileira, tecnologias da informação e comunicação, educação básica, atividades lúdicas

Resumo

Esse trabalho buscou conhecer as percepções de estudantes sobre o estudo da flora brasileira e o uso da tecnologia na aprendizagem de botânica. A pesquisa foi impulsionada, principalmente, pela necessidade de refletirmos sobre o ensino de botânica no Brasil, com vistas a dinamizar e a contextualizar a aprendizagem, bem como motivar estudantes e professores. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário, um jogo botânico e entrevistas. A maioria dos educandos demonstrou ter conhecimentos limitados sobre a flora brasileira e sua história. Além disso, os estudantes apontaram que a inclusão da tecnologia pode os auxiliar no estudo do conteúdo, sendo o fator ‘utilidade percebida’, determinante em suas opiniões. Durante o jogo, os educandos mostraram-se interessados e envolvidos. Nas entrevistas, eles destacaram a necessidade de conhecerem mais sobre a flora nativa para aprenderem como preservá-la

Publicado
2020-08-20