ANALOGIA & CONTRA-ANALOGIA: UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO ATÔMICO DE BOHR E O SISTEMA SOLAR POR MEIO DE UM JÚRI SIMULADO

Analogy and counter-analogy: a study about the viability of the comparison between an Bohr’s Atomic Model and the Solar System by means of a Simulated Jury

  • Alexandre da Silva Ferry
  • Ronaldo Luiz Nagem
Palavras-chave: analogia, metáfora, contra-analogia, modelo atômico, ensino de ciências

Resumo

Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado elaborada em torno do uso de comparações como estratégias didáticas auxiliares para o ensino de modelos atômicos. Apresentamos o contexto do desenvolvimento de uma atividade lúdica conhecida como júri simulado conduzido como estratégia didática para o ensino de conceitos e idéias relevantes associadas à teoria atômica de Bohr e, também, como instrumento de pesquisa para registrar idéias e considerações de alunos com relação à comparação entre este modelo atômico e o sistema solar, aplicado por meio de um debate sobre a viabilidade da comparação entre estes dois domínios. Transcrevemos e analisamos os diálogos ocorridos durante a simulação do júri. Consideramos as apreciações dos estudantes sobre o desenvolvimento da dinâmica e analisamos as respostas dadas pelos mesmos a um breve questionário aplicado após a realização da atividade. Os dados nos sugerem que a dinâmica do júri simulado contribuiu significativamente com elementos para nossa discussão sobre a possibilidade do uso de contra-analogias como estratégia complementar ao ensino com recurso às comparações. O júri revelou ser uma excelente oportunidade para permitir o envolvimento e a confrontação entre os próprios alunos no mapeamento tanto das semelhanças quanto, especialmente, das diferenças entre os domínios comparados, a fim de se promover uma melhor compreensão do conceito alvo – o modelo atômico e no desenvolvimento do raciocinio analógico.

Publicado
2020-08-25