UMA UEPS COM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE FÍSICA: GERAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

A PMTU with CTSA approach in physics education: generation, production and consumption of electrical energy

  • Cristiane Hammel Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Ricardo Yoshimitsu Miyahara Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sandro Aparecido dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: UEPS, CTSA, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho apresenta o relato da aplicação de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) no ensino de Física, especificamente o estudo da eletrodinâmica, através do tema eletricidade. O objetivo foi verificar de maneira qualitativa a eficácia da aplicação/realização de uma sequência didática e, se esta possibilitou de maneira satisfatória uma aprendizagem significativa. Apresenta-se o roteiro das atividades realizadas e a análise crítica destas, buscando evidências de um aprendizado bem-sucedido do conteúdo proposto. Feito isto, evidencia-se que a aplicação da UEPS com enfoque CTSA pode ser considerada uma alternativa proveitosa para o ensino de Física.

Publicado
2019-04-03