UMA UEPS COM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE FÍSICA: GERAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
A PMTU with CTSA approach in physics education: generation, production and consumption of electrical energy
Resumo
Este trabalho apresenta o relato da aplicação de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) no ensino de Física, especificamente o estudo da eletrodinâmica, através do tema eletricidade. O objetivo foi verificar de maneira qualitativa a eficácia da aplicação/realização de uma sequência didática e, se esta possibilitou de maneira satisfatória uma aprendizagem significativa. Apresenta-se o roteiro das atividades realizadas e a análise crítica destas, buscando evidências de um aprendizado bem-sucedido do conteúdo proposto. Feito isto, evidencia-se que a aplicação da UEPS com enfoque CTSA pode ser considerada uma alternativa proveitosa para o ensino de Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.