ELABORAÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Preparation of periodic tables for facilitating the learning of students with visual impairment

  • João Batista Moura de Resende Filho
  • Liliane Rodrigues de Andrade
  • Kércya Vieira de Sousa
  • Kyara Andressa Cavalcanti Limeira
  • Poliane Karenine Batista
Palavras-chave: deficiência visual, educação inclusiva, tabela periódica

Resumo

A Educação Inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional atual. O processo de inclusão educacional no contexto social hodierno é de suma importância. Sob essa perspectiva, o presente projeto objetivou elaborar tabelas periódicas que facilitassem o ensino-aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio portadores de deficiência visual. Os referidos materiais didáticos foram elaborados com materiais alternativos e de baixo custo, utilizando-se, também, a escrita braille. A utilização dessas tabelas periódicas durante a explanação de um determinado tema facilita a aprendizagem de alunos deficientes visuais, aumentando sua interação com esse conhecimento. O desenvolvimento de recursos didáticos para esses alunos demonstrou uma importância ímpar para a facilitação da aprendizagem, efetivando, de certo modo, os anseios da Educação Inclusiva.

Publicado
2020-08-26