PRÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZADO BASEADAS EM PROBLEMAS, PARA A ABORDAGEM DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Practices of active problem-based learning methodologies for the approach of photovoltaic solar energy in the teaching of science.
Resumo
A energia vem acompanhando a evolução da sociedade desde os tempos primários. Atualmente se tornou um elemento básico na infraestrutura econômica e industrial de um país. Contudo, estudos apontam dados preocupantes da ação antropogênica; sendo a atividade inconsciente e desenfreada da exploração humana, sobre o planeta Terra, um dos fatores mais significativos e responsável pelos impactos ambientais da atual sociedade. A solução para a maioria desses problemas é alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Diante desse contexto surge a necessidade de uma educação que contemple fatores sociais, culturais, ambientais e energéticos; fatores estes que se apresentam como primordiais para desenvolver uma consciência ecológica nos indivíduos, a qual depende da educação. Mediante este contexto, este trabalho relata e descreve a aplicação de um projeto de intervenção, realizado em um colégio da rede particular de ensino, da cidade de Varginha, em Minas Gerais; onde se fez uso de metodologias ativas, para ensinar conteúdos relacionados à disciplina de ciências a partir da premissa que o colégio fez a instalação de energia fotovoltaica em suas dependências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.