UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA

A didactic game for the teachingof Microbiology

  • Bayardo B. Torres
  • Gabriel S. Arini
  • Ivone Cordeiro dos Santos
  • Vera C.A. Ferreira
  • Maria Ligia C. Carvalhal
Palavras-chave: Ensino de microbiologia, Jogo didático, Microbiologia no cotidiano

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo didático concebido para motivar o aprendizado de conceitos relacionados aações e hábitos do cotidiano capazes de favorecer contaminações microbianas, com consequências graves ou brandas. Essas situações demandam possibilidades de “tratamentos”, que requerem decisões individuais ou coletivas dos jogadores. Conceitos sobre higiene, saneamento, poluição, transmissão de microrganismos, mecanismos de defesa,vacinas e preservação do ambiente são abordados na evolução do jogo. O jogo foi desenvolvido e avaliado a partir de referenciais que podem ser aplicados para o desenvolvimento e avaliação de jogos semelhantes. A avaliação, resultante de uma oficina com professores de Biologia e Ciênciase de um grupo de estudantes do ensino médio foi amplamente favorável à utilização do jogo em sala de aula por ser considerado um material lúdico motivador de aprendizagem de conteúdos pertinentes ao currículo escolar.

Publicado
2020-09-02