GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES DIDÁTICAS NA APRENDIZAGEM DO MENDELISMO

Genetics in fundamental teaching: didactic representations in the learning of Mendelism

  • Bruna Rodrigues da Silva
  • Tiago Rodrigues da Silva
Palavras-chave: Hereditariedade, Aprendizagem, Primeira Lei de Mendel

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a aplicação de botões de costura como representações didáticas no ensino e aprendizagem de conceitos genéticos no 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de observações dos pesquisadores e dois testes. O pré-teste para averiguar os conhecimentos dos alunos obtidos nas aulas teóricas, expositivas e dialogadas com auxílio dos livros didáticos. O pós-teste na avaliação dos conteúdos pelos alunos com a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que as representações didáticas foram eficazes, uma vez que os alunos desenvolveram habilidades para compreender os conceitos básicos que envolvem a hereditariedade e estabelecer raciocínios matemáticos sobre a primeira lei de Mendel. O uso de botões como representações didáticas de conceitos genéticos permitiu trabalhar os conceitos e aplicações de alelos, fenótipo, genótipo e monoibridismo de forma mais “física” e palpável. Logo, demonstrou que os estudantes tornaram-se sujeitos ativos na construção de conhecimentos, possibilitando melhorias na aprendizagem.

Publicado
2020-09-02