PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE ATMOSFERA, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

Promoting scientific literacy through educational workshops about atmosphere, greenhouse effect and global warming

  • Rafael Gomes Cunha Universidade Federal do Piauí / Centro de Ciências da Educação / Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
  • Micaías Andrade Rodrigues Universidade Federal do Piauí / Centro de Ciências da Educação / Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Oficinas pedagógicas, Efeito estufa, Aquecimento Global

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar se pode ocorrer o desenvolvimento da alfabetização científica (AC) por meio de oficinas pedagógicas sobre astronomia. Para isto, desenvolvemos oficinas pedagógicas com materiais de baixo custo para tratar especificamente sobre atmosfera, efeito estufa e aquecimento global com alunos da educação básica (Ensino Fundamental I, II e Médio), que fizeram parte do curso de extensão "Astronomia e Astronáutica para a Educação Básica", realizado pela Universidade Federal do Piauí. O público alvo foi composto por estudantes na faixa etária de 8 a 17 anos, que são participantes do grupo Embaixada Emanuel, na Igreja Batista da Primavera, em Teresina - PI. Para verificar se ocorreu a AC, utilizamos os indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). Como resultado pudemos perceber que os estudantes têm conhecimentos superficiais e errôneos acerca da atmosfera, efeito estufa e aquecimento global, porém têm um grande interesse pelo conteúdo e que as oficinas realizadas proporcionaram a alfabetização científica dos estudantes.

Publicado
2019-04-04