BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO “BASES PARA BIOTECNOLOGIA E CAMINHOS PARA ELETROFORESE”

Biotechnology in the classroom: learning through the teaching game“bases for biotechnology and pathways for electrophoresis”

  • Elaine Fernanda dos Santos
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Palavras-chave: Recursos didáticos, Educação Básica, Ensino de Biotecnologia

Resumo

A compreensão dos conhecimentos em biotecnologia constitui um desafio para professores e alunos devido à complexidade desses assuntos no ensino básico, aliada aos avanços tecnológicos que promovem modificações constantes nessa área. Deste modo, a falta de metodologias inovadoras de ensino dificulta o entendimento dos conteúdos, o que gera problemas de aprendizagem, evidenciados pela falta de interesse dos alunos por temas relacionados a ciências. Nessa perspectiva, este trabalho analisou a eficiência do jogo didático Bases para biotecnologia e caminhos para eletroforese no processo de ensino e aprendizagem de alunos de duas escolas públicas do ensino básico, em Sergipe. Para tal, foi utilizada a metodologia de Bossolan, baseada na aplicação de um questionário aberto, antes e após a utilização do jogo. Foi constatado que o recurso didático contribuiu de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na construção do conhecimento sobre o conteúdo eletroforese, que apontou uma mudança significativa quando comparados os resultados dos questionários.

Publicado
2020-09-04