OFICINA TEMÁTICA, EXPERIMENTAÇÃO E CORDÉIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Thematic Workshop, Experimentation and Cordel in Teachers Training

  • Marcos André F. de Araujo Santos
  • Haron Lucas B. Nigri Soares
  • Eluzir Pedrazzi Chacon
  • Ana Beatriz da Silva Jovêncio Martins
Palavras-chave: Oficina Temática, Cordéis, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar como a elaboração e a aplicação de uma oficina temática pode auxiliar na formação de professores para a Escola Básica. Nele o próprio pesquisador atua como sujeito e objeto de estudo. A oficina elaborada buscou articular o Ensino de Química a outras áreas do conhecimento, tendo como base o Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), de modo a desenvolver a capacidade crítica e reflexiva discente. Seguindo um enfoque ambiental, utilizaram-se experimentos para se investigar a chuva ácida e o efeito estufa e a literatura de cordel, como instrumento avaliativo. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho em Niterói no Rio de Janeiro e consistiu em três etapas: (1) Pesquisa bibliográfica; (2) Elaboração e aplicação da oficina; (3) A socialização e avaliação dos resultados. Pôde-se observar que a experimentação facilitou a construção do conhecimento e que a literatura de cordel permitiu a articulação de saberes científicos, populares e a divulgação da Ciência, trazendo uma dinâmica para a sala de aula. Os docentes em formação envolvidos perceberam a importância do uso de diferentes instrumentos para o desenvolvimento de um saber mais amplo, instigante e contextualizado.

Publicado
2020-09-04