PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E DESPOLUIÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Mixing Separation Processes and Environmental Depollution: a proposal for meaningful learning

  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
Palavras-chave: Ensino, Processos de separação, Despoluição ambiental, Aprendizagem significativa

Resumo

Tornar o aluno protagonista em seu processo de aprendizagem é um dos maiores desafios do ensino, e certamente é o caminho para proporcionar uma aprendizagem significativa. Esse trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma do 1º ano do ensino médio envolvendo o conteúdo de processos de separação de misturas em situações ligadas à despoluição ambiental. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes como em uma feira de ciências. Realizou-se um teste de conhecimentos prévios para identificação dos conhecimentos dos estudantes e de posse dos resultados, o pesquisador elaborou suas aulas e dividiu os grupos para apresentarem um tema em forma de projeto. Os alunos apresentaram seus temas e aplicaram o seu conhecimento em diversas situações cotidianas, participando ativamente de seu processo de aprendizagem. Sugere-se com essa experiencia que o aluno quando estimulado pode contribuir para que sua aprendizagem seja significativa.

Publicado
2020-09-04