FÍSICA MÁGICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRESENTAR A FÍSICA PARA ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO
Resumo
A intenção deste trabalho, realizado a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, não foi necessariamente ensinar Física para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, mas sim apresentá-la às crianças, abordando de forma lúdica alguns conteúdos e fenômenos físicos, aqui tratados como “Mágicas da Física”. Para tanto, foram promovidas oficinas interativas, nas quais participaram quatro turmas de alfabetização: duas delas de uma escola particular, localizada na cidade Petrolina-PE, e duas de uma escola pública, situada na cidade de Juazeiro-BA. Para atrair a atenção dessas crianças, foram utilizados alguns experimentos simples, envolvendo materiais de baixo custo e acessíveis, tanto para os alunos quanto para seus professores, sendo que, de maneira divertida, foi possível abordar temas como: eletrização, pressão atmosférica, óptica e o princípio de Bernoulli, visando causar nas crianças um encantamento e despertar em seus professores, um novo olhar sobre a Física. Nesse sentido, essa proposta também gerou, como produto final, uma cartilha voltada às crianças e um manual para que professoras das séries iniciais possam realizar essas ações de maneira autônoma e prazerosa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.