NA TRILHA DA CIÊNCIA: UMA ATIVIDADE LÚDICA AO AR LIVRE ENVOLVENDO O ENSINO DE QUÍMICA
On the trail of science: an outdoor recreational activity involving the teaching of chemistry
Resumo
Este trabalho descreve uma atividade lúdica e experimental executada em ambiente diferente da sala de aula com o objetivo de discutir e reconstruir conceitos químicos. Os alunos realizaram tarefas que envolviam situações problematizadoras relacionadas a conteúdos de química. As respostas foram construídas pelos próprios alunos a partir de pesquisas bibliográficas ou através de atividades de experimentação, realizadas ao ar livre, em forma de gincana. O local escolhido para a atividade foi uma reserva ecológica na cidade de Dourados-MS e, os alunos foram divididos em dois grupos, que representavam as duas escolas participantes. Posteriormente, os grupos distribuídos na mata em locais previamente selecionados pelos organizadores, receberam os desafios (questões) a serem cumpridos. Ao término de um desafio cada equipe passava para o próximo, recebendo novas coordenadas geográficas por radio comunicador e caminhava pela mata para encontrá-lo com auxílio de uma bussola, o desvendava e assim sucessivamente até o termino de todos os desafios. A atividade permitiu o desenvolvimento de diversas habilidades pelos alunos, como por exemplo: discussões sobre conceitos químicos, o trabalho em equipe; atividade física; observação de fenômenos químicos; etc. A atividade foi reconhecida, como importante no processo de ensino e aprendizagem, pela direção das escolas e pelos alunos participantes. Obtidos por instrumentos avaliativos, os resultados demonstram que a atividade proposta possibilitou a divulgação científica e uma proposta de ensino diferenciado com características lúdicas, sócio-interativas e interdisciplinares, tendo em vista que para responderem aos questionamentos os alunos trabalharam em equipe, obedeceram a regras específicas e se apropriaram de conhecimentos químicos, físicos, geográficos, matemáticos, dentre outras ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.