INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E SUA INSERÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Instrumentation for modern physics teaching and its integration in high schools - an experience report

  • Alexandre Vicentini
  • Fábio Luiz Melquiades
  • Ricardo Yoshimitsu Miyahara
  • Pedro Pablo González Borrero
  • Eduardo Vicentini
  • Rodrigo Oliveira Bastos
  • Sandro Aparecido dos Santos
Palavras-chave: Física Moderna, instrumentação, ensino médio

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência da difusão do conteúdo de Física Moderna e Contemporânea para professores e alunos das escolas públicas de Ensino Médio de Guarapuava-PR e região, através do projeto “Instrumentação para o ensino de Física Moderna e sua inserção em escolas de Ensino Médio da Região Centro-Sul do Paraná”. Este projeto faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras (USF), Sub-programa Apoio às Licenciaturas, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná e vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). O projeto tem como objetivos dar fundamento teórico e propor um ensino de Física Moderna com métodos alternativos e experimentos de baixo custo e de fácil acesso, além de ferramentas que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Foram realizadas apresentações em 7 colégio e cursos para professores da rede pública do Nucleo Regional de Guarapuava. O resultado foi extremamente positivo, mostrando que o projeto vem contribuindo na complementação da formação escolar, na divulgação científica e no despertar do interesse dos estudantes pela área de exatas e tecnologia

Publicado
2020-09-10