É POSSÍVEL ROMPER COM A FRIEZA DO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA?
Is it possible to break the coolness of human anatomy teaching?
Resumo
O ensino do componente curricular Anatomia Humana é caracterizado pela divisão entre aulas teóricas, normalmente expositivas, e aulas práticas realizadas em laboratórios, privilegiando a transmissão de saberes em detrimento da construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho é descrever uma estratégia metodológica de ensino para este componente curricular, baseada no método de trabalhos globais, a partir das vivências no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O emprego deste método globalizador possibilitou dar outro significado ao ensino de Anatomia Humana, identificado normalmente por um ensino livresco, distante da realidade do estudante e de sua futura prática profissional. Ademais, são apresentados relatos dos alunos e exemplos de produtos dos projetos desenvolvidos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.