O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR MEIO DO MICROSCÓPIO VIRTUAL

Teaching of cell and tissular biology in distance education through the virtual microscope

  • Adriana Maria Antunes
  • Joana Cristina Neves de Menezes Faria
  • Mayara Lustosa de Oliveira
  • Ana Flávia Vigário
  • Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais
Palavras-chave: MiRA, novas tecnologias de ensino, ambiente virtual de aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem, TICs

Resumo

As tecnologias educacionais vêm sendo utilizadas em diversas áreas do conhecimento e tem como principal finalidade enriquecer e propiciar um aprendizado mais prazeroso e dinâmico. Nesse sentido, o presente trabalho relata a criação e uso do Microscópio simulado em Realidade virtual Aumentada (MiRA) desenvolvido para o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB). O MiRA possui recursos didáticos que permitiram aos pós-graduandos o conhecimento do aparelho, seus constituintes e suas respectivas funções, bem como, a análise de lâminas histológicas de diferentes tecidos animais e vegetais visualizados virtualmente, tendo em vista o fato de que os estudantes não podem se deslocar à universidade. A pesquisa foi direcionada aos discentes do curso de pós-graduação (ETAEB) durante a disciplina de Fundamentos de Biologia Celular e Tecidual para o Ensino. A coleta de dados foi feita por meio do uso de questionários com perguntas fechadas dicotômicas. Avaliamos a evolução das concepções dos estudantes sobre ensino, conteúdo, metodologia e a funcionalidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com utilização especificamente do MiRA. O resultado do presente estudo nos permitiu verificar que todos os pós-graduandos consideraram importante o uso do recurso midiático no ensino de Biologia celular e Tecidual na Educação à Distância (EaD). Além disso, o total dos estudantes participantes desta pesquisa achou importante e possível ensinar e aprender por meio do MiRA. Também foi observado que, de fato, a prática pedagógica alternativa, dinâmica e tecnológica traz como consequência a satisfação e rendimento no processo de ensino aprendizagem de Biologia celular e tecidual para alunos da EaD. Assim, entende-se que novas pesquisas devem ser realizadas a fim de enriquecer e desenvolver alternativas de ensino mais eficazes baseadas no contexto em que o aluno encontra-se, seja ele presencial ou à distância.

Publicado
2020-09-10