O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR MEIO DO MICROSCÓPIO VIRTUAL
Teaching of cell and tissular biology in distance education through the virtual microscope
Resumo
As tecnologias educacionais vêm sendo utilizadas em diversas áreas do conhecimento e tem como principal finalidade enriquecer e propiciar um aprendizado mais prazeroso e dinâmico. Nesse sentido, o presente trabalho relata a criação e uso do Microscópio simulado em Realidade virtual Aumentada (MiRA) desenvolvido para o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB). O MiRA possui recursos didáticos que permitiram aos pós-graduandos o conhecimento do aparelho, seus constituintes e suas respectivas funções, bem como, a análise de lâminas histológicas de diferentes tecidos animais e vegetais visualizados virtualmente, tendo em vista o fato de que os estudantes não podem se deslocar à universidade. A pesquisa foi direcionada aos discentes do curso de pós-graduação (ETAEB) durante a disciplina de Fundamentos de Biologia Celular e Tecidual para o Ensino. A coleta de dados foi feita por meio do uso de questionários com perguntas fechadas dicotômicas. Avaliamos a evolução das concepções dos estudantes sobre ensino, conteúdo, metodologia e a funcionalidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com utilização especificamente do MiRA. O resultado do presente estudo nos permitiu verificar que todos os pós-graduandos consideraram importante o uso do recurso midiático no ensino de Biologia celular e Tecidual na Educação à Distância (EaD). Além disso, o total dos estudantes participantes desta pesquisa achou importante e possível ensinar e aprender por meio do MiRA. Também foi observado que, de fato, a prática pedagógica alternativa, dinâmica e tecnológica traz como consequência a satisfação e rendimento no processo de ensino aprendizagem de Biologia celular e tecidual para alunos da EaD. Assim, entende-se que novas pesquisas devem ser realizadas a fim de enriquecer e desenvolver alternativas de ensino mais eficazes baseadas no contexto em que o aluno encontra-se, seja ele presencial ou à distância.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.