ESCRITA COMO FERRAMENTA INDICATIVA DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE TEMPERATURA PARA A APRENDIZAGEM
Writing as an indicative tool of possible contributions for learning from an investigative activity about temperature
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade investigativa experimental para a construção do conceito termodinâmico de temperatura e tentar analisar seus possíveis efeitos sobre a aprendizagem de alunos de Ensino Médio. Para tanto, aplicamos nossa proposta durante as aulas regulares da disciplina de Física em uma turma de 1º ano do Ensino Médio do CEFET/RJ – UnED Nova Iguaçu e analisamos o material escrito produzido por grupos de estudantes após a realização dessa atividade. Acreditamos que a escrita exige maior grau de reflexão do que a fala, e permite a sistematização das discussões desencadeadas em sala de aula. Além disso, a escrita coletiva possibilita também maior negociação de significados entre os sujeitos que constituíam os grupos. Por isso, realizamos um estudo amplo do relato produzido por um dos grupos de alunos e analisamos as conclusões a que todos os grupos chegaram para elaborar a resposta ao problema proposto na atividade investigativa. As evidências que observamos sugerem que esta atividade investigativa colabora positivamente para a construção do conceito de temperatura e para o desenvolvimento de habilidades como levantar hipóteses sobre uma questão, trabalhar em grupo, argumentar com fundamentação científica e reconhecer e participar das etapas de um processo de investigação científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.