APROXIMAÇÕES ENTRE AS ÁREAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE SAÚDE: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM MOTORA E APRENDIZAGEM CIENTÍFICA EM OFICINAS DE ENSINO DE FÍSICA
Approaches among the areas of science teaching and health: building motor learning and science learning in physical education workshops
Resumo
Um dos grandes desafios na prática clínica do profissional de Fisioterapia, especialmente na área de reabilitação neurológica, é proporcionar ao paciente uma experiência de aprendizagem motora, que é caracterizada como uma mudança na capacidade de executar atividades em função da prática ou experiência. Neste sentido, o presente estudo analisou uma prática clínica em Fisioterapia, que visava à aprendizagem motora, com a finalidade de entender como podem ser estabelecidos vínculos com a aprendizagem científica – aprendizagem de conteúdos da Ciência. Ou seja, o objetivo foi investigar se o desenvolvimento intelectual favorece a Aprendizagem Motora. Para realizar esta análise, o aporte teórico foi a teoria do desenvolvimento intelectual descrita por Vygotsky. Segundo este autor, a verdadeira essência do comportamento humano complexo se dá a partir da unidade dialética da atividade simbólica (fala) e a atividade prática. O indivíduo, ao internalizar as experiências fornecidas pela Cultura, deixa de se basear em signos externos e começa a se apoiar em recursos internalizados (imagens, representações mentais, conceitos etc.). Assim, a nossa relação com o mundo é mediada por meio das ferramentas auxiliares, que podem ser instrumentos e signos. O corpo é uma dessas ferramentas, pois media nossa relação com os objetos, mas, também, é signo que media a relação com o psiquismo e com os outros. A fim de analisar as relações entre a atividade simbólica e a atividade prática, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi a observação participante realizada durante as oficinas para o desenvolvimento da aprendizagem intelectual e da aprendizagem motora. Estas oficinas foram elaboradas a partir da adaptação das oficinas do Projeto Ciência à Mão (USP), que tratam de conceitos físicos a respeito do movimento humano. Os sujeitos da pesquisa foram 3(três) crianças, entre 7(sete) e 12 (doze) anos, portadoras de disfunções neuromotoras, devidamente matriculadas no ensino fundamental da rede de ensino do município de Teresópolis (RJ), em tratamento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia do UNIFESO, e a fisioterapeuta coordenadora das atividades com as crianças na clínica. As oficinas levaram às crianças ao processo de aprendizagem intelectual e motora, permitindo observar que a mediação constitutiva do processo de construção da aprendizagem intelectual foi capaz de transformar o movimento dos corpos dos sujeitos analisados. Os resultados obtidos apontam para um caminho de aproximação entre os dois tipos de desenvolvimento: intelectual e motor, compreendendo ser possível a potencialização do aprendizado motor, pela aproximação com a aprendizagem científica. Isto permite pensar na prática do profissional de Fisioterapia para além das abordagens meramente clínicas e permite constituir lugar para o Ensino de Ciências na interface com as questões da Saúde.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.