CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
Resumo
Pretende-se neste artigo contribuir com a exploração de estratégias de ensino-aprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. A pesquisa teve como público alvo alunos de uma turma do 3º ano 1º Ciclo das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino e foi desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, por meio da observação participante de cunho interpretativo. O problema que norteou o estudo foi a possibilidade de introduzir, nas séries iniciais, conceitos de Física, por meio de um projeto interdisciplinar em torno da temática energia. As atividades desenvolvidas buscaram estimular as crianças a entender e pensar sobre o tema energia, produção e distribuição da energia elétrica, estudo do chuveiro elétrico, da lâmpada, do para-raio, circuitos elétricos, demonstrando que conceitos básicos de Física podem ser trabalhados desde o início da escolarização, para incentivar as crianças a entenderem e fazerem uso da ciência e da tecnologia presentes em seu cotidiano, com vistas a uma aprendizagem mais significativa. Por meio da análise dos dados, percebeu-se que,ao se discutirem conceitos físicos, os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no seu desempenho
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.