A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE QUÍMICA. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
The Pedagogy of Projects in Teaching of Chemistry. Report of an Experience
Resumo
Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com a utilização da pedagogia de projetos na aprendizagem dos conteúdos de Química, referentes ao currículo de Química do Estado de São Paulo, bem como no desenvolvimento de competências e habilidades descritas no referente currículo. Participaram dessa experiência quarenta alunos do 20 ano do Ensino Médio de uma escola da rede de ensino do município de São Bernardo do Campo (SP). Os alunos realizaram seus projetos tendo como tema gerador a água, uma vez que este faz parte do currículo, e possui grande relevância para a comunidade escolar. O desenvolvimento dos projetos pelos alunos durou três meses e contou com as seguintes etapas: problematização para escolha do tema gerador; escolha de subtemas; seleção bibliográfica; sistematização; produção e divulgação dos resultados. Com essa experiência concluímos que a pedagogia de projetos possibilitou trabalhar os conteúdos disciplinares, promovendo competências e habilidades, autonomia e ética, suscitando o aprender a fazer e a conviver.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.