USO DA EXPERIMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CIENTIFICO

Use of experimentation in science classes in the seventh year of fundamental education: developing scientific thinking

  • Natália Carvalho Rosas Quinquiolo Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Engenharia de Lorena (EEL)
Palavras-chave: Experimentação, Pensamento científico, Ensino fundamental

Resumo

O uso da experimentação em aulas de ciências é uma importante ferramenta não só no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas também se apresenta como fundamental no desenvolvimento do pensamento cientifico dos  estudantes. Muitos educadores propõem a aplicação de experiências visando resultados em roteiros rígidos, estabelecidos previamente, minimizando a participação do aluno de forma efetiva, contribuindo somente para reprodução mecanizada de procedimentos empíricos. Buscando demonstrar a importância da participação do aluno na problematização e levantamento de hipóteses, bem como estimular a interação dos estudantes com o ambiente natural, favorecendo o desenvolvimento do pensar cientificamente, o presente trabalho desenvolveu uma atividade experimental em uma aula de ciência no sétimo ano do ensino fundamental, proporcionando autonomia e protagonismos aos estudantes no processo na obtenção e análise dos dados e resultados.

Publicado
2019-04-03