O “MISTERIOSO” UNIVERSO DOS FUNGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

The "Mysterious" Universe of Fungi and the Teaching of Sciences: a Report of Experience

  • Viviane dos Anjos Silva Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas
  • Gisely da Silva Santos Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas
  • Ludmylla Ferreira de Souza Rodrigues Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundin
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas
Palavras-chave: História da Ciência, Ensino de Biologia, Micologia

Resumo

Muitas vezes, apresentados de maneira pontual, fragmentada e em poucas páginas do Livro Didático ou como um “apêndice” da botânica, os fungos ainda não têm um “lugar” no ensino de biologia na educação básica. Ensino esse que normalmente se apresenta fragmentado, descontextualizado e com ênfase em definições resultantes de processos construídos historicamente, mas que poucas vezes são considerados no ensino da área na escola. Nesse contexto, o trabalho apresentado teve como objetivo descrever e discutir uma proposta de atividade prática relacionada à Micologia que utiliza a história da ciência como abordagem. A atividade foi desenvolvida em uma escola da rede Estadual de Goiás, que tem parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Biologia, de uma universidade pública federal, e se constituiu em uma aula contendo atividades práticas planejadas e desenvolvidas em parceira com a professora supervisora, no decorrer do semestre. Como resultado dessa pesquisa, percebemos que a Micologia ainda é pouco explorada, e que atividades que valorizam essa temática são importantes para melhor compreensão de como se deu o processo de consolidação dessa área da ciência. Ao promover discussões acerca da construção do conhecimento científico, com uma abordagem histórica, percebemos que os alunos compreenderam que os conceitos relacionados à Micologia são uma produção da ciência, fruto do contexto histórico, político e cultural da sociedade. Porém, por se tratar de apenas uma aula, não conseguimos avaliar a apropriação de conceitos muito específicos da área. Mas, no geral, a atividade envolveu os alunos na compreensão da área (Micologia) e serviu para problematizar as visões que os alunos têm sobre como a ciência é produzida. Pudemos perceber que, com essa atividade, os estudantes conseguiram compreender que a ciência não é neutra e que está permeada por intencionalidades daqueles que a produz. 

Publicado
2019-04-03