DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO E DA INTERNET
Popularization of Science in teachers training: building and disseminating knowledge through radio and internet
Resumo
Este trabalho trata da implementação de um projeto de ensino referenciado na Teoria da Aprendizagem Significativa e no Sócio-Interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os estudantes participaram de um programa de produção de inserções radiofônicas e construção de um blog sobre radioatividade e energia nuclear, conteúdo da unidade curricular Princípios da Ciência II. Os acadêmicos foram subsidiados com conteúdos de divulgação científica, teorias de aprendizagem e epistemologia e história da Ciência, resultado da integração de outras duas unidades curriculares: Português II e Epistemologia e História das Ciências. Como subsídio para as atividades a serem realizadas pelos estudantes, os docentes construíram um site com textos, imagens, vídeos e mapas conceituais apresentados em aula como organizadores prévios. O projeto buscou a compreensão dos conteúdos das unidades curriculares envolvidas e da aprendizagem significativa como referencial de ensino passível de aplicação na divulgação científica
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.