UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Using crosswords as a tool in the assessment of Chemical Education

  • Edemar Benedetti Filho
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti
  • Antonio Rogério Fiorucci
  • Noé de Oliveira
  • Vanessa Cruz Dias Peronico
Palavras-chave: palavras cruzadas, atividades lúdicas, ensino de química

Resumo

O uso de atividades lúdicas em sala de aula tem se mostrado como uma importante ferramenta para motivar e despertar o interesse dos alunos, configurando-se como um recurso metodológico eficaz para o aprendizado de conceitos, fixação e de avaliação. O presente trabalho apresenta a utilização de uma atividade lúdica como alternativa aos tradicionais testes e provas para avaliação do ensino de química. Foi proposta a utilização de palavras cruzadas como instrumento avaliativo, sendo aplicadas em turmas do ensino médio de uma escola pública da cidade de Dourados-MS. A utilização da atividade lúdica como instrumento avaliativo foi julgada satisfatória, pois permitiram avaliar, além da aprendizagem de conceitos, habilidades de interpretação textual, raciocínio lógico e abstração dos alunos. Quanto aos aspectos comportamentais, os alunos estavam mais descontraídos que na avaliação tradicional, ajudando no processo avaliativo

Publicado
2020-09-19