MAPAS CONCEITUAIS ESQUELETOS: INSTRUMENTO PARA AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Skeletons concept maps: tool to evaluate the teaching-learning process
Resumo
Analisa-se nesse trabalho a potencialidade dos mapas conceituais esqueletos como instrumento para avaliar o processo de ensino-aprendizagemdo tema ondulatória. A proposta foi implementada em uma turma da segunda série do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. O corpus de análise constituiu-se, a partir dos mapas conceituais construídos pelos discentes, pelas transcrições das entrevistas e de um questionário. Procurou-se evidenciar as vantagens do uso dos mapas conceituais esqueletos sobre os mapas conceituais tradicionais na avaliação,a partir do tema ondulatória. Os resultados deste estudo indicam que a análise quantitativa das relações conceituais não é capaz de avaliar de forma completa o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é necessária uma análise qualitativa do conhecimento prévio e dos processos de interação entre os discentes e o docente. Ainda, os mapas conceituais esqueletos mostraram-se úteis para intensificar a interação social entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como, permitiram a inclusão nas atividades de alunos que estavam excluídos da prática didática usual,sem a utilização dos mapas conceituais
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.