UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE DENGUE DESENVOLVIDA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Didactic Sequence on dengue developed in the 5thYear of Elementary Education
Resumo
A pesquisa em ensino de ciências tem mostrado que os alunos não incluem o conhecimento escolar no seu dia a dia. Com isso estão perdendo cada vez mais o interesse em aprender ciências na escola. Diante dessa inquietação, nos propusemos a desenvolver uma pesquisa experimental sem grupo controle, com o desenvolvimento e análise de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema dengue. O trabalho teve como um dos objetivos específicos contribuir com o processo de ensino e aprendizagem através das interações ocorridas entre alunos e alunos/professora. Participaram da proposta alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Campinas. Para análise interpretativa dos dados obtidos, utilizamos Lev Vigotski como referencial teórico, tendo como reflexão as interações ocorridas entre os participantes das ações educativas. Diante dos resultados obtidos, os alunos denotaram interesse e curiosidade pelo tema, espírito investigativo, colaborativo e crítico na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Foi possível perceber mudanças de concepções e atitudes, observadas também fora do ambiente escolar por meio dos diálogos entre alunos e comunidade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.