RESGATE DO CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM HERBÁRIO DIDÁTICO POR DISCENTES DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Rescue of the popular knowledge on medicinal plants and its application in the construction of a didactic herbal by students of Technical Course in Environment
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi realizar o resgate do conhecimento tradicional existente no estado do Amapá, Brasil, sobre plantas medicinais utilizadas por seres humanos e animais, e através desta informação confeccionar um herbário didático, como processo de ensino/aprendizagem para discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Amapá. Como metodologia utilizou-se questionários semiestruturados, aplicados a uma amostragem de 200 pessoas das comunidades rural, assentamento Nazaré Mineiro, e periurbanas, bairros Sarney e Agreste, todas pertencentes ao município de Laranjal do Jari, estado do Amapá, para o resgate das plantas; e o préstimo de 40 alunos do referido curso para montagem das exsicatas na confecção do herbário. Os resultados somaram a utilização pela população de 36 plantas medicinais em suas doenças e de seus animais. As plantas mais citadas foram Boldo (Vernonia condensata Baker) (57 citações) para humanos e Pirarucu (Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken) (35 citações) para animais. Confirmouse a catalogação de 14 espécies de plantas medicinais na confecção do herbário didático, até o momento final desta pesquisa, ficando o trabalho em andamento até o completo registro de todas as plantas. O estudo possibilitou aos alunos um ensino contextualizado e prático que será inserido em sua vida profissional, ratificando e valorizando seu conhecimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.