A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NA ESTRUTURAÇÃO DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM EXEMPLO NO ENSINO DE FÍSICA

A conceptual meaning in the structuring of the teaching moments: an example in physical education

  • Johnathan Cabrera Miguel
  • Hamilton Perez Soares Corrêa
  • Simoni Tormöhlen Gehlen
Palavras-chave: Significação Conceitual, Natureza da Luz, Abordagem Temática, Momentos Pedagógicos

Resumo

A dinâmica dos Momentos Pedagógicos cada vez mais tem sido utilizada no ensino de Física como estratégia de planejamento e desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar a apropriação de alguns conceitos relativos ao estudo sobre a natureza da luz, tais como espectro luminoso e interação luz-matéria, por estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Grande/MS, durante a implementação do tema: “Economia Energética x Meio ambiente –uma luz para o consumo sustentável”. Baseado nos pressupostos da Abordagem Temática, este tema foi organizado seguindo a articulação entre os Momentos Pedagógicos e a Significação Conceitual, a qual tem como referência a relação entre a concepção teórica de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky. Metodologicamente, as informações foram obtidas por meio de atividades realizadas pelos alunos e analisadas mediante a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a estruturação da etapa “organização do conhecimento” –segundo Momento Pedagógico –seguindoo processo da Significação Conceitual, potencializa a aprendizagem de conceitos físicos por parte dos alunos, que passam a se apropriar de conceitos como: espectro luminoso e interação luz-matéria.

Publicado
2020-09-25