CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTOCIENTÍFICO

Local ecological knowledge and environmental perception of students about the Caatinga Biome and its relationship with scientific knowledge

  • Gessikelli Silva Barbosa
  • Marcelo Alves Ramos
Palavras-chave: Etnobiologia, Representação Ambienta, Livro didático

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento ecológico local e a percepção de alunos sobre o bioma caatinga, vislumbrando a construção de estratégias didáticas que contribuam para um ensino significativo e dialógico nas aulas de ciências. O estudo foi desenvolvido em uma escola municipal, localizada na zona rural do município de Surubim (Pernambuco), tendo como sujeitos da pesquisa estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, e o professor de ciências da escola. Para analisar o conhecimento e a percepção dos estudantes foram aplicados estímulos para que os participantes pudessem escrever uma redação e desenhar o que conheciam do bioma caatinga. As análises foram feitas por meio da categorização das representações dos estudantes e da análise do discurso do sujeito coletivo. Foi registrada a riqueza de conhecimentos e percepções dos estudantes sobre os elementos bióticos, abióticos e socioculturais que representam a caatinga, e a partir de um trabalho colaborativo realizado com o professor de ciências, foi possível construir um quadro comparativo entre o conhecimento dos estudantes e o conhecimento científico presente nos livros didáticos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, o que nos revelou a carência de conteúdos que abordam o Bioma Caatinga, sendo necessário o professor recorrer a outros materiais para suprir a falta do conteúdo nos livros didáticos.

Publicado
2020-09-25